sábado, 2 de abril de 2011

Blender 2.49 | Head Model 3D - Making Off


Atualmente fiz um rosto para exercitar modelagem, assim decidi realizar testes com simulação de pele realista. No começo foi difícil ter resultados satisfatórios, mas achando alguns tutoriais consegui alguns resultado bons. Fiz muitos teste com SSS (subsurface Scattering) e o cabelo tive dificuldades com os shaders. Vou postar algumas etapas do desenvolvimento para demonstrar alguns passos.

Primeiramente os mapas utilizados (feitos com CrazyBump):
AO

Spec

Color

Bump
Para criar o mapa de cor, nada melhor que usar este tutorial:
Blender Projection Painting tutorial from François Tarlier on Vimeo.


Configurações do SSS:

Agora a parte do cabelo
A principal coisa aprendi foi que para o cabelo primeiro deve-se ativar as partículas Children. É o que vai fazer a diferença depois. Agora vamos entender um pouco sobre o uso disso.Clump e Shape, quanto maior o Clump, mais agrupado parte final do cabelo. Equanto menor o Clump, ficará mais agupado no inicio do cabelo e assim se dispersando até o final.



O shape varia muito dependendo do clump, se o clump estiver zerado, nenhum efeito terá o shape. O shape no 1 terá o efeito de separar mais o cabelo e quanto menor o Shape (-1), ele deixará o cabelo mas agrupado. Confira essa imagem que irá ajudar mais no entendimento.

No meu caso, eu dexei o Clump em 0.765 e o shape em 0.050 para as pontas ficarem mais agrupadas.
                                                                        
                                                                           Materiais


Partindo para os materiais do hair, usei texturas para deixar mais realista, ativei o Ztransp e deixei o alpha zerado.No Strands, ativei o Use Blender Units que ajuda a deixar mais suavizado o cabelo.

Texturas
No map imput das texturas troque de Orco para Strands.
No map to deixe ativado o COL.

E aqui desative o Col e ative o Alpha.

Para as sombrancelhas, useis os mesmo materias, apenas desativei o Use Blender Units que deixava o material mais denso.

                                                                               Iluminação
A iluminação foi uma simples de três pontos. Existe bastante tutoriais de fácil acesso disponível.

Assim, espero que tenham gostado e se servir de ajuda fico grato.
Tem algumas técnicas que tenho que aprender ainda, sendo que prentendo realizar no Blender 2.5 sobre criar mapas mais avançados como Epidermal, dermal, Backscattering, etc.
Até mais!

1 comentários:

Anônimo disse...

muito legal !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário